Um ponto muito legal para se comentar eh como diferentes paises veem o cafe. No Brasil estamos acostumados com uma certa abundancia de cafe, e, ele faz tanto parte da nossa vida que ate estranhamos quando nao temos livre-acesso a ele.
Pois 'e malandro, cafezinho como no Brasil, nao sei nao, mas e dificil ter ai por esse tal de mundo afora. Estou sentindo isso na pele. No Brasil tomo uns 4, 5, 6 cafezinhos por dia, com enfase especial nos expressos... Ja aqui no japao...
Pra comecar o cafe expresso aqui custa uns 5 dolares (8-9 reais). Isso sem falar que o cafe tem um gosto esquisito (po de ma qualidade) e eh mal tirado... Mas as op'c!oes sao muitas, e caso voce nao queira partir pra esse cafe, temos o estilao cafe americano, que impera nas starbucks etc.
Ao que me parece, o americano nao curte cafe, entao, ele pega o cafe, com o shot de cafeina intrinsico a bebida, e tasca leite em cima, junto com varias outras coisas pra adicionar sabor. Como resultado, temo, por exemplo, um " vanilla grande latte" (vulgo cafe com leite com gosto de baunilha).
Outra opcao e o tradicional cafe amricano: muito cafe, muito fraco, muito ruim. Na pratica, um chafe servido em copos de 300 ml quentes pra danar, e caros pra dedeu (uns 5 reais).
Nessa conjuntura, pra mim, que gosto do cafe e sinto uma falta assombrosa dele, as coisas andam meio feias. Andariam piores se eu nao tivesse trazido cafe do Brasil e uma cafeteirazinha tabajara de viagem pra fazer meu pingado por aqui. Ela resolve minha vida de manha, mas durante todo o expediente, nao tem jeito.. em busca da minha dose di'aria de cafe'ina, acabo me rendendo aos capuccinos e mochas das starbuks e cia.
Engracado que eu ja vim para ca com essa preocupacao, mas tambem tinha essa preocupacao para minha estadia em Oma... Nesse caso espec'ifico foi bobagem.... Sabem por que?
Acho que todo mundo sabe que o islamismo proíbe a bebida alcoólica. Estrangeiro pra comprar bebida em Omã tem que pegar um voucher especial e psga caro pra dedéu. Chopinho na rua com os amigos pros Omanis então nem pensar.
Sabe o que eles fazem?
Trocam o chope por.. café! Tem um mone de café em Omã. Eles se amarram. Faz sentido, já que o vizinho deles, o Iêmem, foi o descobridor do café. Aliás, acho que na Arábia toda nego se amarra num cafezinho. Em Dubai, tem café em tudo que é canto. Só no shopping que eu fui (o que tem o Ski Dubai!!) tinham trocentas lojas de "espresso" (umas 4 ou 5 Starbucks, ok que nao o que ha de bom em termos de cafe, mas e um termometro, va la)!
O lance dos Omanis com o caf'e 'e antigo, e eles tem ate um jeito especial de preparo. Várias pessoas la me explicaram que o café tradicional Omani é prepaado de uma maneira diferente: eles não jogam a água por cima do pó para fazer a infusão. Cozinham a água, o pó e algumas especiarias e depois filtram para fazer o café deles.
Com isso, o café tradicional Omani é preto preto preto, tem um sabor diferente. Eu provei, e particularmente, não gostei (nem alguns Omanis gostam). Por outro lado, tomei expresso e cafe tradicional por aqui, e al'em de ser bem gostoso, apresenta algumas coisas diferentes em relacao o cafe brasileiro, tendo me chamado mais a atencao o acentuado sabor de caramelo em todos os cafes que tomei por Muscat!
Mas fora isso, e muito bacana ver os Omanis, de noite, tomando seu cafezinho como se fosse o choppinho do final do expediente (com o camisolão, claro!)