quarta-feira, 21 de maio de 2008

Explicando-me

Nao tenho tido muito tempo para colocar textos no blog, mas tenho um monte deles escritos (e um monte para escrever, tambem). Pra voces terem uma ideia tenho um texto sobre muscat, falando da cidade que eu tinha escrito no aeroporto de Dubai, que ate agora nao tinha publicado aqui.

At'e agora....

Dito isso.. la vai o texto!

Eu não poderia deixar de dar o resumo da impressão da cidade em si, entao la vai:
Montanhas:
A cidade é cheia de montanhas, mas as montanhas são diferentes.. não parecem formações rochosas, mas sim arenosas. São montanhas amarelas, laranjas e são muitas. Juntando com o mar fica muito bonito!



Limpeza:
A cidade é limpíssima. E muito bem conservada. Outro dia tinham uns indianos pintando m meio fio que pra um brasileiro tava mais que bem pintado. É tudo novinho e muito limpo, só a poeira e areia mesmo que deixam um pouco sujo, mas mesmo assim nego limpa.

Arquitetura:
O Sultão teve a preocupação de procurar manter a arquitetura de Muscat tradicional, não permitindo a construção de prédios altos ou fora da arquitetura tradicional da região. E de fato é assim. Prádios baixos, todos com as janelas árabes. Não se vêem quase nunca janelas retangulares como é normal no Ocidente.
O Sultão acertou na mosca. Comparada com Dubai a experiência arquitetônica (em termos árabes) é muito mais intensa. Por outro lado, a cidade fica mais provinciana, da a impressão de que ficou um pouco parada no tempo. Mas por outro lado, impulsiona turismo. Como minha opinião é livre mesmo, eu achei bacana pra dedéu!


Vales:
Como a cidade é muito montanhosa, ela se localiza em vários centrinhos, cada um em um determinado vale da cadeia de montanhas. Por isso, sempre atrás das casa e prédios, sempre vai ter uma cadeia de montanhas! Isso é um barato de se ver! Os portugueses, na época que dominaram a cidade, usaram essa característica pra construir dois fortes protegendo um desses vales (a antiga Muscat), que até hoje são usados pelas forças armadas de Omã!

Cheiro:
Pode parecer estranho, mas é impressionante como o cheiro aqui é diferente. Existe um cheiro doce no ar, tipo de incenso, as vezes não, mas ele esta sempre presente. Acho que nego queima incenso escondido, ou tem um queimador automático de incenso, mas o cheiro é esse. No souq então é bizarro, mas no souq, tudo bem, tem milhares de pessoas queimando incenso... tipo essa foto ai embaixo!

2 comentários:

Unknown disse...

Pudan, a galera tá reclamando que quer te ver nas fotos... que aliás estão lindas na minha opinião... bjos
Katiúcha

Anônimo disse...

A CIDADE É LINNNNDA!!!!!!!!!!!A CULTURA É BEM DIFERENTE QUE A NOSSA NÉ RODRIGO?ATE MESMO PELO CAMISOLÃO...MUITA CORAGEM ANDAR ASSIM...NA REALIDADE É UMA QUESTÃO DE CONFORTO...PELO CLIMA DAÍ.QTO AO TEMPO ...ACHO QUE VC PODIA ESCREVER MENOS E MAIS VEZES...FICAMOS MUITO TEMPO SEM NOVIDADES.....